30 de julho de 2010

ADOLESCENTE DE URUCURITUBA É O MAIS JOVEM A REMAR 1.000 KM PELO RIO AMAZONAS

Por Seu Pedro


Um garoto paraense de 14 anos se tornou, no primeiro semestre deste ano, o mais jovem remador a realizar de caiaque o percurso de 1.000 km pelo rio Amazonas, entre as cidades de Santarém e Belém, capital do Estado do Pará.

Promovida pela Associação de Canoagem e Vela de Belém, a expedição Manaus-Santarém-Belém, percorreu mais de 2.000 km e durou 27 dias.

O adolescente Igor Rostand, estudante da 7ª série da escola da vila de Urucurituba, município de Aveiro, no rio Tapajós, se integrou à expedição na cidade de Santarém, oeste do Estado, no dia 1º de maio, quando ainda faltavam mais de 1.000 km para chegar a Belém.

Eram exatamente 10 horas da manhã quando os remadores, tendo à retaguarda o barco de apoio “Pratiquara”, se aproximaram da praça Ver o Rio, no bairro do Reduto, em Belém. Na reta final da aventura o estudante havia pedido ao pai para trocar de posição no barco, pois ele queria chegar remando atrás.

Foi assim que o sonho verbalizado em outubro de 2009, num restaurante em Santarém, se tornou realidade. E às 23h00 de uma noite calorenta, o adolescente, agora menos tímido, partiu em direção à sua aldeia levando consigo o troféu conquistado, bem como a sua primeira cédula de identidade, emitida em Belém, sem a qual não poderia fazer a sua viagem inaugural de avião.

Antes, o remador mais jovem a fazer esse mesmo percurso havia sido o seu pai Ivaldo Rostand, na época com 27 anos de idade, façanha realizada em companhia de Lauro Medeiros, em 1997.

Nenhum comentário: